Implantodontia

implantes

Implantes dentários são suportes ou estruturas feitas de um metal resistente chamadoTitânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular abaixo da gengiva.

Uma vez colocados, permitem ao cirurgião dentista montar dentes substitutos sobre eles, ou seja, reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.

Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo.

Os dentes individuais ou a prótese total montados sobre os implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, o que traz conforto e segurança na mastigação.

Uma grande vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, como ocorre no caso das próteses fixas tradicionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.

Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso em longo prazo de seus implantes.

Abaixo algumas dúvidas comuns de meus pacientes atendidos em consultório.

O implante é melhor que outros tratamentos?
Sim, porque é uma solução definitiva para os pacientes com falta de dentes, oferecendo rapidez, conforto, e segurança aos seus usuários. A reabilitação fixa com implantes melhora a mastigação, o sorriso, levando a melhora da autoestima.

Uso dentadura há muito tempo, posso fazer implantes?
Sim. Deve ser feito uma avaliação do osso maxilar ou mandibular para saber se tem condições de suportar ou não o implante. Nos casos de atrofia óssea podem ser realizados enxertos ósseos para correção.

A cirurgia de implante é dolorida?
Não, porque a colocação do implante é feita com anestésicos locais modernos, o que garante uma cirurgia isenta de dor, dura entre uma hora e uma hora e meia, normalmente. Em alguns casos excepcionais (casos maiores), a cirurgia pode demorar um pouco mais.
Temos experiência também com uso de sedação ou mesmo anestesia geral em centro cirúrgico.

Quais são os riscos?
Os riscos cirúrgicos são mínimos, pois o tratamento é muito seguro.
Antes da cirurgia é feito um planejamento com a realização de exames, radiografias, avaliação médica, se necessário.

De rotina uma avaliação médica direcionada nesta fase pré-operatória ajuda muito a diminuir os riscos.

O pós-operatório é muito tranquilo e a maioria dos pacientes não tem apresentado intercorrências.

Pode haver rejeição?
Não existe rejeição porque o implante é feito de titânio, um material bioinerte ou biocompatível com nosso organismo.

O que pode ocorrer, numa porcentagem muito baixa, é o osso não se integrar ao implante comprometendo a sua fixação, devido a varias causas.

Pessoas com doenças crônicas podem fazer implantes?
Geralmente sim, desde que na avaliação médica estejam liberadas para realizar o procedimento. Diabéticos, hipertensos, portadores de HIV, pacientes que sofrem de ansiedade merecem atenção especial.

O que é enxerto ósseo?
Nos casos em que a pessoa não tem osso suficiente pode ser indicado o enxerto ósseo, para aumentar a espessura do osso, permitindo que se faça o implante com sucesso. Este procedimento é algo mais complexo, e só deve ser feito em casos absolutamente necessários, com o paciente sabendo dos custos e dos riscos desse processo.
Maxilares atróficos podem receber implantes, mas merecem uma atenção especial.

O tratamento com implantes demora?
É preciso esperar a cicatrização e a integração do implante junto ao osso, para depois se colocar a prótese definitiva (o que pode demorar de três a seis meses). Durante esse período próteses provisórias são colocadas.
Há a opção da carga imediata que nada mais é do que a colocação do implante e a seguir a prótese sobre o implante. Importante: nem todo paciente pode fazer a carga imediata! É necessário fazer uma avaliação criteriosa antes, para checar se as condições bucais e a estrutura óssea permitem a realização desta técnica.